Depoimento da diretora da Anac Denise Abreu na CPI do Apagão Aéreo só piorou sua situação
Acuada pela acusação de que teria enganado uma desembargadora com um documento sem validade técnica sobre as condições de Congonhas, acabou desmentida pela assessoria legislativa da Câmara.
(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)
* Jobim e bancada governista prepararm dispositivo a ser incluído na Lei Geral das Agências, em discussão no Congresso, para distituir dirigentes
(Correio Braziliense - Sinopse Radiobrás)
* Notas e Informações
O ministro da Defesa anunciou a abertura de processo disciplinar administrativo contra a diretoria da Anac por causa da falsa norma técnica. Seria um escárnio se o governo não o fizesse.
(O Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
* Anac sabia do risco de avião 'varar' pista de Congonhas
Um documento revelado ontem pela CPI do Apagão, na Câmara, prova que, sete meses antes da tragédia do Airbus da TAM em Congonhas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) tinham noção exata do perigo que era pousar ali.
Em reunião de técnicos da Anac, da Infraero e de companhias aéreas, em 13 de dezembro, no Rio, foi discutido o risco iminente de um avião ficar descontrolado e "varar" a pista.
Foi exatamente o que ocorreu com o Airbus, que ultrapassou o fim da pista e explodiu ao colidir com um prédio, causando a morte de 199 pessoas.
A ata da reunião mostra que foram classificados de "preocupantes" três incidentes na pista principal de Congonhas.
A ata foi distribuída ontem aos deputados da CPI pela diretora da Anac Denise Abreu, que prestou depoimento de mais de sete horas.
Ela é acusada de ter entregue à Justiça, no começo do ano, um documento sem validade a favor da liberação da pista de Congonhas. Pilotos de 11 aviões disseram à polícia ter enfrentado dificuldades para pousar em Congonhas no dia 16 de julho, véspera do acidente com o Airbus da TAM.
(O Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)
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